quinta-feira, 17 de maio de 2012


NOTÍCIAS EM DESTAQUE!

Alunos destaques do 2º Bimestre são certificados.












EEF Professora Francisca Silveira Gomes realizou na tarde do dia 31.08.2012 com a comissão escolar a escolha das produções da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2012.
   

EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES REALIZOU A CULMINÂNCIA DAS OFICINAS DA OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO REALIZADAS EM SALA DE AULA.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Histórico

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro.
O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras. Voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.
O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.
O programa continuou sendo realizado em duas vertentes: o concurso, nos anos pares, e as ações de formação presenciais e a distância, nos anos ímpares. Em 2004, o gênero Reportagem foi substituído por Memórias Literárias e, em 2005, foram criadas a Revista Na Ponta do Lápis, distribuída a todos os professores participantes, e a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Em 2006, houve a revisão do Kit Itaú de Criação de Textos e o programa passou a premiar também os professores na categoria Relato de Prática.
Até 2007, podiam participar do Escrevendo o Futuro escolas, professores e alunos das 4ªs e 5ªs séries do Ensino Fundamental, escolhendo um dos gêneros: Poesia, Memórias Literárias ou Artigo de Opinião.
No ano de 2008, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, ampliando a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos: além do 5º e do 6º anos, foram incluídos os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os 2º e 3º anos do Ensino Médio. O programa foi incluído como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação e passou a ser denominado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Em 2009, os encontros de formação presencial foram pautados na Maleta do Formador, com materiais destinados a reuniões pedagógicas. Também foi produzido o Jogo Q.P. Brasil, para contribuir com a melhoria da capacidade argumentativa dos alunos de Ensino Médio.
Em 2010, ano de sua 2ª edição, a Olimpíada enviou a todas as escolas públicas – que atendem um ou mais anos escolares entre o 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – a “Coleção da Olimpíada”, com Cadernos do Professor nos gêneros: Poema, Crônica, Memórias Literárias e Artigo de Opinião. O material traz uma sequência didática, organizada em oficinas e planejada para estimular a vivência de uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais.
2011 foi o ano de três grandes ações de formação: o Seminário “A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes”, que reuniu professores, técnicos de secretarias e especialistas de universidades; o curso virtual “Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas”, oferecido para professores e técnicos de todo o Brasil, e o curso presencial “Caminhos para o ensino da escrita”, com encontros presenciais realizados nas 27 UFs.















Escola Professora Francisca Silveira Gomes realizou homenagem ao dia do estudante.Momento organizado pelo Grêmio estudantil.Parabéns aos nossos queridos alunos!








 
EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES REALIZOU NO DIA 19.06.2012 O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD DO 1º AO 5º ANO PARA O ANO DE 2013 JUNTO AOS PROFESSORES, EM UM PROCESSO TRANSPARENTE E DEMOCRÁTICO SEM INTERFERÊNCIAS E MANIPULAÇÕES DE ESCOLHA.  

ENTENDA COMO ACONTECE O PROCESSO DE ESCOLHA.

Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares de qualidade, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático. O Programa atende também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino e das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado.    
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. Em 2012, o orçamento previsto para o PNLD é de R$ 1,48 bilhão, destinado à compra de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental e reposição e complementação dos livros anteriormente distribuídos aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subseqüentes.    
Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no Guia do PNLD, aqueles que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.     
Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, Braille e MecDaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.
Termo de Adesão
Para participar do Programa, as escolas federais e as redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal devem firmar um termo de adesão específico, disponibilizado no sítio do FNDE. O termo de adesão deve ser encaminhado uma única vez, ficando a partir de então os beneficiários que não desejarem mais receber os livros didáticos obrigados a solicitar a suspensão das remessas de material ou a sua exclusão do programa. Com a suspensão, a entidade poderá optar pelo cancelamento do envio de livros para determinada etapa de ensino (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ou ensino médio). Com a exclusão, é cancelado o envio para todos os alunos da rede ou instituto. Qualquer alteração na situação da entidade (adesão, suspensão ou exclusão) deverá ser realizada até o ultimo dia de maio do ano anterior àquele em que se deseja atendimento.
PNLD EJA
O propósito do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos é contribuir para a erradicação do analfabetismo com o atendimento aos jovens e adultos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e das redes de ensino da educação básica com materiais didáticos de qualidade.
Para participar do PNLD EJA, as entidades parceiras do PBA, as escolas federais e as redes de ensino deverão preencher um termo de adesão específico, disponibilizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O termo deverá ser preenchido uma única vez, ficando a partir de então os beneficiários que não desejarem mais participar do PNLD EJA obrigados a solicitar a sua exclusão do programa.
PNLD Campo 2013
Para atender adequadamente aos alunos das escolas públicas participantes do Programa que estejam situadas ou mantenham turmas anexas em áreas rurais, a Resolução CD FNDE nº 40/2011 instituiu o PNLD Campo. O Programa distribuirá coleções multiseriadas ou seriadas, que abrangerão os componentes curriculares de alfabetização matemática, letramento e alfabetização, língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia.
A escolha e a distribuição das coleções, que serão consumíveis, será trienal e integral. Haverá, ainda complementação anual para cobertura das matrículas adicionais. Os livros serão avaliados e adquiridos no segundo semestre de 2012.

PNLD 2014
O edital do PNLD 2014 já está disponível. O Programa é destinado ao atendimento integral dos alunos dos anos finais no ensino fundamental, com livros reutilizáveis de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia e livros consumíveis de língua estrangeira (inglês ou espanhol). A novidade dessa versão do Programa é que as editoras poderão inscrever obras acompanhadas de conteúdos multimídia, nas categorias audiovisual, jogo eletrônico educativo, simulador e infográfico animado.
PNLD 2013

O PNLD 2013 é destinado ao atendimento integral dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Serão distribuídos livros consumíveis de letramento e alfabetização e alfabetização matemática aos alunos de 1º ao 3º ano do ensino fundamental; livros reutilizáveis de ciências, história e geografia aos alunos de 2º ao 5º ano e livros reutilizáveis de língua portuguesa e matemática para os alunos de 4º e 5º anos. A novidade é que, a partir do PNLD 2013, os alunos de 3º ano do ensino fundamental passam a integrar o ciclo de alfabetização e, por isso, também começam a receber os livros consumíveis de letramento e alfabetização e alfabetização matemática. A previsão é que a escolha dos livros seja realizada em junho de 2012.
PNLD Obras Complementares
As obras complementares, distribuídas no âmbito do PNLD, compõem acervos direcionados às turmas de alunos de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com o objetivo de incrementar a aprendizagem no ciclo de alfabetização.
PNLD Dicionários

Já está disponível o edital do PNLD Dicionários 2012. Serão avaliados dicionários brasileiros de Língua Portuguesa adequados aos alunos de toda a educação básica da rede pública. Depois do processo de avaliação, o FNDE fará a negociação dos dicionários, que serão direcionados a cada turma da rede pública. O atendimento do programa será em 2012.
Os últimos números do PNLD

Em 2011, o governo federal investiu R$1,3 bilhão na compra, avaliação e distribuição dos livros didáticos do PNLD 2012, direcionado ao atendimento integral do ensino médio (inclusive EJA) e à complementação e reposição, no âmbito do ensino fundamental, dos livros anteriormente distribuídos (PNLD 2010 e PNLD 2011). No ensino médio, o investimento foi de R$ 883,4 milhões. Já o ensino fundamental contou com o investimento de R$443 milhões. Ao todo, foram adquiridos 163 milhões de livros para atender a 37.422.460 alunos, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vejamos as Evidências.































Calendário de Avaliações Bimestrais
2º Bimestre
Atenção Alunos do Ensino Fundamental I e II.

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
2º Bimestre – 18 a 22 / 06
·          Todos os prazos serão registrados pela Secretaria em Protocolo.
·         As avaliações deverão ser entregues à Coordenação até ás 17h do dia 04 de junho;
·         As notas deverão ser entregues à Secretaria da Escola até o dia 03/ 08;
·         A Escola não se responsabilizará pela digitação das avaliações;
·         As avaliações deverão obedecer à sequência do calendário;
Avaliações – Fundamental I

1º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


1º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


2º Ano
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


3º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


3º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


4º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


4º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


5º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


5º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
2º Bimestre – 18 a 22 / 06
·       Todos os prazos serão registrados pela Secretaria em Protocolo.
·      As avaliações deverão ser entregues à Coordenação até ás 17h do dia 04 de junho;
·      As notas deverão ser entregues à Secretaria da Escola até o dia 03/ 08;
·      A Escola não se responsabilizará pela digitação das avaliações;
·      As avaliações deverão obedecer à sequência do calendário;

Avaliações – Fundamental II

DIA

18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
DISCIPLINA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
ED. FISICA
GEOGRAFIA
INGLÊS
HISTÓRIA
RELIGIÃO
  

Professores e Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes visitam o Parque Eólico da localidade de Volta do Rio no município de Acaraú-Ce na Semana do Meio Ambiente.

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais,sobretudo nos Países Baixos.
Energia Eólica
O homem vive num oceano de energia. Ao redor dele a natureza trabalha constantemente, expendendo energia em tão inesgotáveis quantidades que dela o homem pode aproveitar apenas uma fração. As queda de água poderiam proporcionar força hidrelétrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem, embora ele use apenas 1 ou 2% dela. Se os ventos fossem dominados, eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da água o faz agora.
A atmosfera da Terra age como uma gigantesca máquina térmica. Os raios do Sol, mais fortes no equador do que nas regiões polares, causa o aquecimento do ar tropical que se eleva, cedendo lugar ao ar polar mais frio que se move para tomar-lhe o lugar. Esse fluxo é constantemente perturbado pela rotação da Terra e por condições atmosféricas locais. O resultado é o vento. Esta força pode criar o sopro de uma ventania ártica, ou, ainda, a pavorosa fúria de um ciclone de 800 km por hora. Embora imprevisível e inconstante, mesmo assim o vento tem sido importante fonte de energia para o homem. Durante séculos o vento impeliu navios a vela e moveu moinhos.
Energia Eólica
Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V. Eles eram usados para bombear água para irrigação.
Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, uma moenda ou, em tempos mais modernos, um gerador de eletricidade.
Energia Eólica
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices tem o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia elétrica.
Energia Eólica
Os ventos quase incessantes de todo o litoral brasileiro, até agora aproveitados apenas para bombear água, em cataventos rústicos, passarão a ser usados para gerar energia elétrica. As pesquisas nessa área vêm sendo realizadas pelo Centro Brasileiro de Testes de Turbinas Eólicas (CBTTE), ligado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estima-se que até 2005 o país deva ter 1.600 turbinas eólicas.
Energia Eólica
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.
A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.
No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50.000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamentos foi desenvolvida.
Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999).
Existem, atualmente, mais de 30.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW.
Na Dinamarca, a contribuição da energia eólica é de 12% da energia elétrica total produzida; no norte da Alemanha (região de Schleswig Holstein) a contribuição eólica já passou de 16%; e a União Européia tem como meta gerar 10% de toda eletricidade a partir do vento até 2030.
Tanto no exterior como no Brasil, engenheiros civis, mecânicos e elétricos conseguiram, nos últimos anos, desenvolver um arsenal tecnológicos copaz de captar energia dos ventos com maior eficiência e custo reduzido. Enquanto em 1980 se gastavam 120 para ganhar um megawatt de energia através dos ventos, hoje o custo não passa de 40 dólares, três vezes menor.

Tipos de turbinas eólicas

Turbinas eólicas de eixo horizontal: pode ser de uma, duas, três ou quatro pás ou multipás. A de uma pá requer um contrapeso para eliminar a vibração. As de duas pás são mais usadas por serem fortes, simples e mais baratas do que as de três pás. As de três pás, no entanto, distribui as tensões melhor quando a máquina gira durante as mudanças de direção do vento. As multipás não são muito usadas, pois são menos eficientes.
Turbinas eólicas do eixo vertical: não são muito usadas, pois o aproveitamento do vento é menor.
As mais comuns são três: Savonius, Darrieus e Molinete.
Energia Eólica
Energia Eólica
Energia Eólica

Vejamos algumas Fotos:

























    
Alunos de 4ºs e 5ºs Anos do Ensino Fundamental participaram do 1º Concurso de Tabuada realizado pelos professores e Gestores no dia 08.06.2012 nos turnos manhã e tarde na EEF Professora Francisca Silveira Gomes.Parabéns a todos os nossos alunos! Estudem que a 2ª Rodada do concurso acontecerá dia 15.06.2012, Estudem!
Vejamos as fotos:  






Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes realizaram no dia 05.06.2012 a 8ª Olímpiada Brasileira de Matemáticas das Escola Públicas.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
     
  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
     
  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
     
  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
     
  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

LINHA DO TEMPO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

linha-do-tempo2012









PROFESSOR SALES TRABALHA PROJETO MUSICAL NA ESCOLA E CONVIDOU O CANTOR DA TERRA DVANGE PARA FAZER UMA PARTICIPAÇÃO NA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES NA SALA DE AULA JUNTO AOS ALUNOS.
 VEJAMOS ATRAVÉS DE FOTOS ALGUNS MOMENTOS:




Cantor Dvange



Professor Sales




ATENÇÃO ALUNOS E PAIS! 
CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
2º Bimestre – 18 a 22 / 06
·          Todos os prazos serão registrados pela Secretaria em Protocolo.
·         As avaliações deverão ser entregues à Coordenação até ás 17h do dia 04 de junho;
·         As notas deverão ser entregues à Secretaria da Escola até o dia 03/ 08;
·         A Escola não se responsabilizará pela digitação das avaliações;
·         As avaliações deverão obedecer à sequência do calendário;
Avaliações – Fundamental I

1º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


1º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


2º Ano
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


3º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


3º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


4º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


4º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


5º Ano A
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


5º Ano B
18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
Geografia Ciências
História
Matemática
Religião
Língua Portuguesa
                     
 CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES       BIMESTRAIS       Avaliações – Fundamental II
DIA

18 / 06
19 / 06
20 / 06
21 / 06
22 / 06
DISCIPLINA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
ED. FISICA
GEOGRAFIA
INGLÊS
HISTÓRIA
RELIGIÃO




CARREATA REALIZADA NOS PRINCIPAIS BAIRROS DA CIDADE DE ACARAÚ EM HOMENAGEM AS SETE ESCOLAS PREMIADAS PELO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ!
ENTRE ELAS A EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES!
















AGORA É PRA VALER! RESULTADO OFICIAL!

COLOCAÇÃO DO MUNICIPIO DE ACARAÚ NO ESTADO DO CEARÁ-  53º LUGAR

COLOCAÇÃO DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES NO ESTADO DO CEARÁ- 45º LUGAR

COLOCAÇÃO DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES NO MUNICIPIO DE ACARAÚ (SEDE E DISTRITOS)- 1º LUGAR GERAL

COLOCAÇÃO DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES NA 3ª CREDE- 2º LUGAR


 ACARAÚ CONQUISTA O PRÊMIO COM 07(SETE) ESCOLAS NOTA DEZ NO ANO DE 2011(SPAECE-ALFA)


·        PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES(SEDE)
·        FERNANDO FALCÃO(SEDE)
·        HIGINO DE SOUSA BRANDÃO(SEDE)
·        DEPUTADO JOSÉ FILOMENO)
·        MANOEL JOÃO(ARANAÚ)
·        MANOEL DUCA DA SILVEIRA(LAGOA DO CARNEIRO)
·        JOÃO DOMINGUES(ALMECÉGAS)

VIAJAM NESSA SEGUNDA-FEIRA DIA 21 O DIRETOR DA INSTITUIÇÃO SR. DIEGO TÁRCIO DA SILVA, JUNTAMENTE COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA MARIA VALDIRENE E AS PROFESSORAS MARLY OLIVIA, ELISÂNGELA RODRIGUES E PROFESSORA IZOLDA JUNTAMENTE COM UMA COMITIVA DE GESTORES E PROFESSORES PARA JUNTOS RECEBEREM A PREMIAÇÃO DA ESCOLA NOTA 10 QUE CONTARÁ COM A PRESENÇA DAS AUTORIDADES PROFESSORA IZOLDA CELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, GOVERNADOR CID GOMES E MINISTRO  DA EDUCAÇÃO ALOÍSIO MERCADANTE.
ESCOLA PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES CONQUISTOU NESSA SEXTA-FEIRA O PRÊMIO DE ESCOLA NOTA DEZ, COMO UM DOS RESULTADOS APRESENTADOS PELO MUNICIPIO DE ACARAÚ NOS DADOS DA EDUCAÇÃO NO SPAECE-ALFA(2º ANO) 2011 ESTANDO A ESCOLA EM 1º LUGAR NA SEDE E 2º LUGAR NO MUNICIPIO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS COM O MELHOR DESEMPENHO NO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA MÉDIA COM 258,69, FREQUÊNCIA 104,65%, QUANTIDADE DE ALUNOS AVALIADOS 45,ESTANDO NPORTANTO NO NÍVEL DESEJÁVEL E ACIMA DA MÉDIA DO MUNICIPIO E DO ESTADO,  E ATRAVÉS DESTA NOTA É QUE NÓS FAZEMOS O RECONHECIMENTO PÚBLICO AO DIRETOR DA INSTITUIÇÃO SR. DIEGO TÁRCIO, COORDENADORA PEDAGÓGICA MARIA VALDIRENE, PROFESSORA MARLY OLIVIA, PROFESSORA ELISÂNGELA,PROFESSORA IZOLDA, PROFESORA ALINE, PROFESSORA ROSILENE E A TODOS QUE PARTICIPARAM INDIRETAMENTE NA BUSCA DESSE IMPORTANTE RESULTADO PARA NOSSA ESCOLA!PARABÉNS A TODOS E A TODAS!
EM ESPECIAL AOS NOSSOS ALUNOS E PAIS!
VEJAMOS AS FOTOS DO EVENTO PRÊMIO ESCOLA NOTA  DEZ!

Ministro da Educação Aloísio Mercadante

Governador Cid Ferreira Gomes

Ministro da Educação Aloísio Mercadante

Solenidade de Premiação da Prêmio Escola Nota Dez

Secretaria de Educação do Estado do Ceará Izolda Cela, Governador Cid,Prefeito de Sobral Veveu,Ministro dos Portos Leônidas Cristino e Ministro da Educação Aloísio Mercadante na solenidade de entrega do prêmio Escola Nota Dez.

































Entenda o Prêmio Escola Nota 10

Em junho de 2009, com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009.
A Lei prevê que o prêmio é destinado para até 150 (cento e cinquenta) escolas públicas que apresentarem os critérios de: (I) ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; (II) ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/ IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. Além disso, garante contribuição financeiro  até 150 escolas com menores IDE-Alfa.
Em 06 de dezembro de 2011 foi  aprovada a Lei Estadual 15.052, que disciplina o Prêmio Escola Nota Dez e revogada a legislação anterior, a nova legislação determina que a cada ano serão premiadas até 150 escolas públicas do segundo ano e até 150 escolas pública do quinto ano do Ensino Fundamental, também serão beneficiadas as escolas públicas  em igual número das premiadas as que obtiveram  menores resultados nas avaliações do SPAECE do segundo e quinto anos.
O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00,( dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE. As escolas com menores IDE-Alfa e IDE 5 receberão  contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos do 2º e do 5º anos do ensino fundamental pelo valor per capita de R$1.000,00 (hum mil  reais),  para implementação do plano de melhoria dos resultados de alfabetização  e 5º ano para as escolas que obtiveram os menores resultados no IDE-Alfa e IDE 5.
O prêmio funciona:
  • Como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados;
  • Como política apoiadora às escolas com menores resultados;
  • Está subsidiado em um modelo a aprendizagem institucional focado na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógica;
  • Fortalecer a melhoria da qualidade na aprendizagem dos alunos  do 2º e 5º anos  do ensino fundamental da rede pública.
Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quarta  edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano , tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE  5).
 
Resultados da alfabetização de 2011 serão apresentados nesta segunda(21)


O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentam nesta segunda-feira, dia 21, às 8h30min, no Centro Administrativo – Cambeba (espaço próximo à Capela), os resultados do quinto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Um total de 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas foram avaliadas em 2011. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o secretário da Educação Básica, César Callegari, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado.

Esses resultados servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em função da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic) que tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

No ano passado, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.


INICIARAM NESTA QUARTA-FEIRA DIA 23.05.2012 AS OBRAS COM A CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES, UM SONHO QUE SE CONCRETIZA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, UMA QUADRA COMPLETA QUE SERÁ CONSTRUÍDA COM VESTIÁRIOS MASCULINO E FEMININO, BANHEIROS JÁ ADPTADOS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, ARQUIBANCADAS DOS DOIS LADOS, ALAMBRADOS AO REDOR DE TODA A QUADRA.MAIS UM SONHO REALIZADO!












 ASSISTENTE SOCIAL E ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE ASSISTENCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE ACARAÚ REALIZAM PROJETO DE INTERVENÇÃO: INFORMAR PARA PREVENIR NA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES PARA TURMAS DE 9ºs ANOS COM PARTICIPAÇÃO FAMILIAR.






















ABERTURA DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA COM A PALESTRA DA ASSISTENTE SOCIAL DO NASF DA LOCALIDADE DE OUTRA BANDA-ACARAÚ-CE SOBRE A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA SANDRINA.


















 ESCOLA REALIZOU NO DIA 19.05.2012 A HOMENAGEM AS MÃES COM UM GOSTOSO CAFÉ DA MANHÃ QUE FOI OFERECIDO COM MUITO AMOR E CARINHO AS NOSSAS QUERIDAS MÃES QUE SE FIZERAM PRESENTE EM MASSA EM MAIS UMA AÇÃO EDUCACIONAL.






















NÚCLEO GESTOR DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES REALIZA 1ª CONFRATERNIZAÇÃO DE ANIVERSARIANTES ENTRE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.

ANIVERSARIANTES DOS MESES DE JANEIRO,FEVEREIRO,MARÇO E ABRIL.









Projeto Voleibol do Futuro - 2012


 
E.E.F. Professora Francisca Silveira Gomes.
Professores: Paulo Roberto de Morais.
                    José Sales Martins Filho
Turmas: 6º ao 9º ano.
Turnos: Manhã e Tarde.

Apresentação
              
               Sabemos bem que na grande maioria se não em todas as escolas do nosso município é costume se trabalhar mais a questão do Futebol e do Futsal tendo em vista a dificuldade que nós profissionais de Educação Física bem como aqueles professores que lecionam nesta área temos com a estrutura física de nossas escolas, pois a grande maioria delas não dispõe de uma quadra e até mesmo de material para a prática de outros esportes principalmente o vôlei.
               Portanto queremos salientar ainda o quanto “nos dói” ver quando alunos pegam uma bola de vôlei e ao invés de jogar uma partida de vôlei acabam jogando futebol. Este projeto, no entanto tem por objetivo maior trabalhar com os alunos a prática do vôlei, bem como os seus fundamentos, táticas e função específica de cada atleta em seu posicionamento dentro de quadra. Porém este projeto funcionará com alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental II e quem sabe possivelmente será aberto para pessoas da comunidade, os alunos que participarão terão que obedecer alguns critérios necessários ao bom andamento dos trabalhos como disciplina em sala de aula, rendimento mensal e bimestral nas avaliações, etc.      
               Esperamos que este projeto possa ter seus objetivos alcançados, e que os alunos possam ver no voleibol, não apenas mais um esporte, mais uma forma também saudável de exercitar e desenvolver seus corpos e mentes.











EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES IMPLANTA O CONSELHO DE CLASSE TENDO EM VISTA OS SEGUINTES OBJETIVOS JÁ EM SUA 1ª E 2ª REUNIÃO DO 1º AO 9º ANO COM A COLABORAÇÃO DE GESTORES E PROFESSORES.

 O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do estudante e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão sobre o trabalho que está sendo realizado e possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno.



 
PREMIAÇÃO DOS ALUNOS DESTAQUES DO 1º BIMESTRE E CERTIFICAÇÃO DE  LIDERANÇAS DE SALA DE AULA 2012.


















































1ª  REUNIÃO DE PAIS PARA ASSINATURA DE BOLETINS-1º AO 9º ANO 1º BIMESTRE 2012.

PARTICIPAÇÃO

8 razões para ir à reunião de pais e mestres

É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?

Educar
Foto: A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar
A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar.

O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.

Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.

Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."

Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências", explica Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, de São Paulo.

Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.






Um comentário:

  1. JM Hub - Slot Machine and Video - JamBase
    J-M J-M Slot Machine & Video. 1 Reels, 3 성남 출장안마 Paylines, 2 Paylines. 7 서귀포 출장안마 Paylines, 24 Paylines. Show all. 성남 출장안마 J-M 화성 출장안마 J-M Slot 구미 출장마사지 Machine & Video.

    ResponderExcluir

CANDIDATOS ELEIÇÕES GRÊMIO ESTUDANTIL 2015


ATE BREVE !